O espanhol é uma língua que evoluiu a partir de vários dialetos do latim e que gradualmente se espalhou pelo mundo.

Estima-se que hoje em dia exista pelo menos 500 milhões de falantes do espanhol no mundo, o que equivale a 1/14 da população global.

A conversação em espanhol ocorre principalmente nos 22 países onde o espanhol é tido como língua oficial.

É interessante destacar que o espanhol é a segunda língua mais aprendida por falantes nativos do inglês.

Seja pelo turismo ou por conta do aumento da importância das nações hispanófona no mundo dos negócios, existe uma crescente busca de indivíduos para aprender o idioma espanhol.

Nesse ponto, para quem treina conversação em espanhol vale destacar que o idioma é o terceiro mais usado na internet (perdendo apenas para o inglês e o mandarim), por conta disso, não é exagero afirmar que o espanhol é um idioma que conecta diferentes partes do mundo, tornando-o mais acessível e com menores distâncias.

Enfim, que o espanhol é importante não só por se uma língua romântica, mas por encurtar distâncias, isso ninguém tem duvida, mas é importante dizer também que, quem investe em conversação em espanhol automaticamente, está adquirindo uma grande vantagem competitiva no mercado.

Em geral, a conversação em espanhol tem possibilitado a muitos brasileiros conseguirem posições mais interessantes dentro do mercado de trabalho, o que traz oportunidade para melhores salários e também para a aquisição de uma maior estabilidade laboral.

Aulas em dupla ou grupo para praticar

Qualquer língua seja ela o espanhol, o português, ou ainda o mandarim, tem como principal função ser um intermédio, ou seja, um instrumento para se traçar um padrão comunicativo.

Considerando que, os seres humanos são seres sociais, não existe melhor forma de aprender o idioma hispânico do que investir em conversação em espanhol.

Ao trabalhar com a conversação em espanhol

O indivíduo oportuniza a si mesmo um caminho cognitivo certeiro para a aquisição do idioma.

Isso porque, através da conversação em espanhol o indivíduo consegue passar por uma etapa importante do processo de aprendizagem que é escutar a pronuncia do outro idioma dentro de um contexto especifico.

Nesse caso, existe elementos para que o individuo ganhe vocabulário e também aprenda as expressões e figuras de linguagem que são mais adequadas aos diversos tipos de situações.

Além disso, a conversação permite cumprir com uma etapa importante do processo de ensino do idioma:

a pronuncia.

Não existe outra forma de aprender a falar que não falando, por isso, não adie a conversação em espanhol, ao contrário, faça, o quanto antes, dessa uma rotina em sua vida.

Existem algumas vantagens de se estabelecer um padrão de estudos baseado em duplas, a fim de treinar a conversação em espanhol.

Primeiro, a timidez, é muito menos constrangedor se expressar para uma pessoa, do que para um grupo inteiro.

Além disso, da para improvisar mais e também há menos medo em errar (o erro, aliás, é certamente uma etapa importante da aprendizagem).

Todavia, os grupos também oferecem suas vantagens.

Primeiro, em contato com a conversação em espanhol em grupo, o individuo tem acesso a um vocabulário mais amplo do que treinando e dupla.

Além disso, a conversação em espanhol em grupo permite que outras situações do mundo real sejam simuladas, como uma reunião de negócios, ou mesmo, um encontro entre amigos.

5 dicas para praticar conversação todos os dias

Claro que, apesar de simples, a conversação em espanhol é um exercício que exige, sobretudo a constância.

Ou seja, não basta treinar a conversação em espanhol um único dia na vida, ao contrário, é preciso que isso seja incorporado na rotina.

Primeiro ponto, e talvez o mais difícil resida em fazer um intercambio.

Uma viagem para qualquer um dos 22 países falantes do espanhol oportuniza uma chance única para quem quer treinar conversação em espanhol.

Se a grana anda curta, dá para pensar em outras saídas para treinar conversação em espanhol, como por exemplo, usar as novas tecnologias, como as redes sociais, para conhecer falantes do idioma hispânico e travar conversas.

Você também pode convidar um amigo ou parente para embarcar nessa contigo, e treinar a conversação em espanhol com ele.

Além disso, é possível treinar a pronuncia e consequentemente a conversação em espanhol gravando, por exemplo, vídeos para o Youtube ou ainda podcasts no idioma hispânico.

Mesmo que você não disponibilize on-line este material, gravar este tipo de material e depois assistir o mesmo, traz uma boa ideia sobre nossa conversação em espanhol.

Por fim, você pode buscar um curso de espanhol, de preferência, com turmas menores, onde seja fluido o padrão de conversação em espanhol.

5 segredos para dominar o idioma sozinho 

Aprender conversação em espanhol em grupo é muito bacana, porém, parte da missão de aprender outro idioma deve ser buscada de forma solo.

Uma forma interessante de adquirir um bom vocabulário, e ainda se divertir, passar o tempo, é assistir vídeos (em espanhol) no Youtube.

Existe até, inclusive, canais que se dedicam a ensinar o idioma.

Outro ponto interessante são os aplicativos de celular que auxiliam no aprendizado do idioma e também na conversação em espanhol.

Em tempos de Netflix, onde todo mundo gosta de ‘maratonar’ séries, é possível utilizar este tipo de recurso para aprender outro idioma, e de quebra ainda treinar a conversação em espanhol.

Para quem é antenado em assuntos específicos, como esporte, moda, política, ou mesmo temas acadêmicos como história, ciência política, ou economia, existem muitos podcasts (em espanhol) que oferecem um excelente conteúdo para quem quer aprimorar o idioma e treinar conversação em espanhol.

Além disso, destaca-se que o espanhol é um idioma muito usado no mundo da música, vide que, existem canções em praticamente todos os ritmos que usam o espanhol para expressar os sentimentos.

Desde jazz, ao rock, passando por merengue e até lambada, existem muitos sucessos em espanhol que podem embalar a sua vida e também te ajudar de forma direta a aprender conversação em espanhol.

Existem muitos métodos para aprender o espanhol, alguns são muito sofisticados enquanto outros são simples, e, de fato, não existe um método perfeito, nesse caso, o indicado é que você teste a maioria deles para aferir na prática qual é o que pode melhor lhe trazer subsídios para a conversação em espanhol.