Por Flávia Leite (Instagram @flavialeiteespanhol)

O DELE é um certificado emitido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Com este documento garantirá sua proficiência na língua espanhola.

Com esta certificação você demonstra o mais alto grau de competência e domínio deste idioma.

Neste artigo entenda como são as provas dos DELE B1 e B2 e saiba quais são as tarefas da prova oral, leitora, escrita e auditiva.

Sobre o certificado de espanhol DELE

Segundo o site do próprio Ministério da Educação Espanhol o sistema de certificação DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) conta com seis tipos de diplomas, que correspondem aos níveis de competência linguística estabelecidos no Quadro Comum Europeu.

São seis níveis:

  • Diploma DELE A1
  • Diploma DELE A2
  • Diploma DELE B1
  • Diploma DELE B2
  • Diploma DELE C1
  • Diploma DELE C2

Para cada nível cinco provas diferentes devem ser realizadas a fim de testar:

  • Compreensão escrita – leitura de um texto e responder de forma escrita algumas perguntas sobre ele.
  • Expressão escrita – entender e identificar possíveis erros na escrita.
  • Compreensão oral – responder perguntas após escutar um relato em espanhol.
  • Gramática espanhola e vocabulário – avaliação de competências gramaticais no idioma.
  • Expressão oral – avaliação de pronúncia e desenvoltura com as palavras.

Habilidades para certificação DELE

O DELE avalia tanto a sua capacidade de leitura/auditiva quanto a sua expressão escrita e a fluência verbal. O nível de exigência para cada um desses itens varia de acordo com o nível do DELE.

 A estrutura geral de provas dos exames DELE gerais A1 – B2 é a seguinte:

Provas DELE A1-B2 Pontuação máxima da prova sobre os 100 pontos do exame DELE Pontuação mínima para estar APTO
Compreensão de Leitura 25 pontos 30 pontos
Expressão e interação escritas 25 pontos
Compreensão auditiva 25 pontos 30 pontos
Expressão e interações orais 25 pontos

Requisitos para as inscrições

  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada. Os dados, escritos com maiúsculas, devem coincidir com os do passaporte ou carteira de identidade do candidato. Na ficha de inscrição deve aparecer o endereço pessoal e o código postal do candidato.
  • Cópia do passaporte ou documento oficial com foto.

No site também é possível ver os valores e formas de pagamento.

Você está a um passo de se tornar certificado mundialmente no idioma espanhol e nós podemos te apoiar nesta jornada tão vantajosa para o seu futuro, seja estudantil ou profissional.

Além do aprimoramento da comunicação falada, você também poderá refinar seus conhecimentos através de pequenos comentários acerca da estrutura linguística sempre que o professor julgar necessários.

Como saber meu nível no idioma?

A melhor dica para quem não sabe bem qual nível tentar é baixar no site examenes.cervantes.es na parte do DELE você encontra os PDFs das provas, o gabarito e até mesmo exemplos de áudios em mp3 das provas de compreensão auditiva do DELE.

Recomendo o seguinte:

Baixe e comece a fazer as provas, do nível mais básico ao mais alto (não precisa fazer o A1, pode começar do A2 pra frente), para só depois comprar um livro didático ou mesmo se matricular em um curso de espanhol. Depois disso, compre um livro especializado de preparação para o DELE.

Como fazer a inscrição?

Seguem as instruções do site do Ministério da Educação Espanhola:

Os candidatos devem fazer a inscrição no Centro de Exame desejado.

Para os candidatos que moram fora das cidades onde se realizam os exames para obter os DELE, é possível imprimir o formulário de solicitação de inscrição DELE 2019 e enviá-la por correio.

Mais informações sobre as provas realizadas no Instituto Cervantes de São Paulo através do telefone: 55 11 3504-1000 ou por email: informasao@cervantes.es.

Reconhecimento dos diplomas DELE

Se você deseja comprovar seu domínio sobre a língua espanhola em qualquer instituição séria, terá que apresentar o DELE.

Na Espanha, os diplomas DELE são reconhecidos por instituciones:

Nacionalidade Espanhola

DELE A2 ou superior para o requisito de conhecimento de espanhol nos processos de solicitação da nacionalidade espanhola. Información sobre la nacionalidad en el Ministerio de Justicia.

Para cursos superiores (Homologação de estudos realizados em outro país)

As pessoas que tem um DELE B2 e se incorporem ao sistema educativo espanhol por convalidação de estudos realizados em outro país ficarão isentos de realizar outras provas de competência de espanhol. Real Decreto 264/2008 por el que se regulan los diplomas de español como lengua extranjera.

Ministério de Sanidad

DELE C1 ou C2 para o acesso a vagas MIR (Médico Interno Residente), FIR (Farmacéutico Interno Residente.) . Más información sobre formación sanitaria especializada.

No ano de 2014, a professora Flávia aprovou 100% dos alunos que fizeram 30 horas de preparação para as provas de proficiência exigidas pelo governo para a obtenção de bolsas no programa Ciência sem Fronteiras e demais certificados de línguas estrangeiras.

Entre em contato e tenha mais informações sobre curso preparatório para certificação DELE.