Muito se fala sobre eficiência e fluência na pronúncia em espanhol, mas para posições de trabalho e intercâmbio, por motivos profissionais, a escrita nesse idioma é tão ou mais importante quanto a fala.

Pensando nisso, reunimos uma seleção de dicas e boas práticas que irão facilitar o seu aprendizado, quando o assunto é a escrita em espanhol.

5 formas práticas para aprender a escrever em espanhol

Mantenha sua leitura atualizada (e em outros idiomas)

O hábito da leitura é uma boa prática em qualquer idioma, mas para que sua escrita melhore e você aprenda mais rapidamente, ler livros em espanholhistórias em quadrinhos, artigos e jornais em espanhol, pode ajudar muito.

Isso porque a lembrança de como as palavras são escritas é essencial para que a sua escrita se torne cada vez melhor.

Copie textos em espanhol

Copiando textos e notícias atuais você irá praticar e a prática leva à perfeição, como diriam nossas avós. Esse é um exercício simples que irá ajudar em todas as questões que envolvem a sua escrita em espanhol, pois servirá para que você reconheça as palavras, memorize-as, e entenda seu contexto dentro das frases e do texto em geral.

Crie conteúdo em espanhol

Crie textos autorais, no formato em que você se sinta mais confortável, um blog, posts no twitter, diário pessoal, romances, enfim, qualquer escrita é válida. O importante, neste caso, é você se dedicar a praticar e unir esse estudo a algo que te dê prazer e satisfação.

Conheça a linguagem formal e a informal

Aprender sobre as duas formas de linguagem também será importante para a sua escrita, pois, assim como no português, o espanhol também tem textos mais formais e textos mais casuais e para quem está se dedicando a aprender como escrever bem e de forma correta, saber diferenciar esses dois formatos é um passo que não deve ser pulado.

Estude espanhol

Não se esqueça de se dedicar aos três pilares do aprendizado em espanhol: listening, talking and writing. Muitas vezes, por ansiedade em saber FALAR em espanhol, alguns alunos se tornam displicentes com relação à escrita e não fazem seus estudos de forma correta e equilibrada. Treine sua fala, seus ouvidos e sua escrita, sempre.

Como melhorar a sua escrita no espanhol?

Aprender mais rápido é uma coisa, melhorar sua escrita de forma integral é outra.

Além de conhecer as palavras, não cometer erros de ortografia e criar frases completas, é preciso aprender a escrever bem, e como em qualquer outra língua isso pede esforço e dedicação.

De toda forma, seguindo a proposta do nosso artigo, fizemos uma lista de atitudes que podem ajudar a melhorar a sua escrita, topa o desafio?

Então…

  • Aumente seu vocabulário, quanto maior seu repertório mais fluída se tornará a sua escrita;
  • Faça testes regularmente na internet e acompanhe a sua evolução;
  • Crie rotinas em espanhol, escreva e-mails, postagens em redes sociais e etc;
  • Acompanhe blogs em espanhol e comente no mesmo idioma;
  • Use e abuse do Google Tradutor para palavras únicas.

Depois de tudo isso, conta pra gente nos comentários se essas dicas ajudaram na sua evolução!