Embora a Espanha seja um país maravilhoso, cheio de histórias e com muita cultura, estudar espanhol na América Latina oferece também uma série de vivências e oportunidades.

Veja só: o deslocamento é mais em conta. Pela proximidade, os voos são mais baratos; os países da América do Sul não precisam de vistos; e pela  semelhança na colonização, de forma que a identificação é praticamente instantânea.

Onde estudar espanhol na América Latina?

Chile

Ter o Chile como destino é uma boa opção. As escolas de país são de excelente qualidade e são também reconhecidas internacionalmente. Ao pisar em terras chilenas vai perceber como o país é tranquilo e receptivo.

Outra coisa: além da capital Santiago, você pode optar por estudar em instituições no interior do país que são muito boas e pouco concorridas.

México

Investir no México lhe trará grandes oportunidades. Além disso, você vai conhecer o extenso patrimônio cultural que o país possui. Sua capital, a Cidade do México, antes de  Hernán Cortez conquistá-la, se chamava Tenochtitlán, e era a capital do Império Asteca. Só essa informação já lhe dá ideia do quanto pode aprender neste país.

Tudo isso, sem mencionar a culinária  tradicional mexicana, que é reconhecida e Patrimônio Imaterial da Humanidade, e no contato que terá com a arte, ao conhecer as obras de Frida Kahlo e Diego Rivera.

Argentina

A Argentina não é só turismo. Estudar no país é uma experiência enriquecedora, pelo contato com a cultura, música e dança, características incontestáveis. Além disso, você vai obter um aprendizado do espanhol em escolas e universidades que irão lhe preparar pessoal e profissionalmente muito bem.

Será uma boa aposta para você por três motivos: 1. proximidade com o Brasil, 2. facilidade de circulação por ser integrante do Mercosul e 3. a moeda argentina está em queda, o que favorece ainda mais sua escolha.

Colômbia

Os estudantes sabem como é gratificante estudar em Cartagena, a cidade histórica, Patrimônio Cultural da Humanidade, lar de Gabriel Garcia Marques, cidade que ambientou o romance O amor nos tempos do cólera e que está rodeada pelo mar do Caribe.

Além disso, foi em Cartagena a cidade na qual os colonizadores firmaram os primeiros portos. Seu Centro Histórico – dentro da muralha construída no século XVI –  é o lugar certo para estudar, fazer a imersão da cultura, da língua e enquanto isso, estar em contato com uma natureza maravilhosa.

Se você não escolher a capital, Bogotá, para aprofundar seus estudos, opte por Cartagena. Aqui também você vai encontrar excelentes instituições de ensino.

Cuba

Não se engane, ao escolher Cuba para ser seu destino no aprofundamento da língua espanhola, você terá uma vivência única.

Por ser o único país socialista da América Latina, o choque cultural vai acontecer: a começar pela sua capital, Havana. Ao se deparar com a arquitetura da cidade, sua primeira impressão será a de que entrou numa máquina do tempo, especialmente quando conhecer a Escola Nacional de Arte Cubana, idealizada por Fidel Castro e Che Guevara.

As escolas na cidade são diversificadas e oferece um aprendizado que favorece a várias áreas, e os cursos podem ser curtos ao mais extensos.

Quais são os cursos mais procurados?

Geralmente, os estudantes de todas as idades procuram pelo aprendizado essencial da língua espanhola, como fala escrita, leitura e audição. Da mesma forma que buscam pelo espanhol para negócios, a fim de desenvolver capacidades e vocabulário comercial, necessários ao ambiente de trabalho.

Há também o preparatório para o exame DELE – Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. Essa certificação é muito importante, pois se trata de um certificado reconhecido no mundo todo por empresas públicas e privadas.

Estudar espanhol na América Latina

O espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo, são quase 500 milhões de nativos, além de ter uma enorme importância e relevância no mercado de trabalho.

Por sermos todos latinos, a relação com as pessoas é bastante amigável. Sem falar na vasta tradição tão arraigadas em cada cultura, em cada país. Este será um fator que marca imensamente os estudantes.

A América Latina tem muito a oferecer. Observe como será rico seu aprendizado:

  • conhecer e estudar templos escondidos e civilizações antigas,
  • ter contato com uma abundante e inacreditável biodiversidade,
  • estar “diante” de vulcões ativos e montanhas nebulosas,
  • estudar música sensual e ritmos tropicais,
  • conviver em cidades movimentadas e quilômetros e quilômetros de costa ensolarada e centenas de ilhas.

Motivos não faltam para você estudar espanhol na América Latina. Agora, se

  1. ficou com alguma dúvida, entre em contato com a Ateneo.
  2. Estamos aqui para lhe oferecer a melhor orientação.