Vocês conhecem La Rosalía?

Por Flávia Leite

Instagram: @flavialeiteespanhol

Provavelmente, você já ouviu alguma música dela com J Balvin ou um outro famoso cantor de pop ou reggaeton.  Rosalía é catalã, aquela região da Espanha chamada Catalunha, onde está Barcelona, e com sua música, ela fez o Flamenco crescer e alcançar pessoas que talvez em outro contexto jamais fosse alcançar.

Neste post, vamos usar o trabalho da La Rosalía para falarmos sobre o Flamenco.

Se você preferir, pode ver em formato de vídeo clicando abaixo.

O Flamenco é um ritmo típico da região de Andalucía, na Espanha, e faz parte da cultura cigana, que é muito forte nessa região.

Além de ser um povo muito antigo e com forte tradição, eles tem em comum o fato de nunca serem bem vistos pela sociedade. Sempre carregam muito preconceito e de alguma maneira todos tentam expulsar os ciganos de onde fazem seus acampamentos.

O flamenco é um ritmo tocado no violão, a famosa guitarra flamenca, percussão, palmas e o forte som dos sapatos batendo no chão.

É sem dúvida um dos ritmos musicais e dança mais fortes que existe!

Não é brincadeira ver um bailaor/uma bailaora (assim são chamados os dançarinos de flamenco) dançando.

Não é brincadeira assistir um cantaor/uma cantaora (assim são chamados os cantores de flamenco) cantando.

Não é brincadeira assistir um tocaor /uma tocaora (assim são chamados os cantores de flamenco) tocando.

Porque? Porque é forte! É triste! É bélico!

Não é um canto de paz ou alegria, com aquele sorriso no rosto que nós brasileiros estamos acostumados a associar canto/dança. Nada disso! A cara de todos é fechada! Os símbolos que as balaoras fazem com às mãos são de guerra. Eu mesma sinto um frio no estômago quando vejo alguma apresentação.

Uma curiosidade: o país que mais dança flamenco depois da Espanha é o Japão!

Rosalía não faz parte dessa cultura, mas ela começou a se interessar pelo ritmo no colégio, no segundo grau, com seus coleguitas. Eles passavam muito tempo escutando alguns cantores que estavam já modernizando o ritmo para que fossem mais “palatável” ou mais “atual”. Um dos cantores que ela é fã se chama Camarón.

Rosalía fez faculdade de música e estudou na Escola Superior de Música da Catalunha. Ela teve aula com um professor de flamenco que só aceitava 1 aluno por ano! Mas ela já cantava desde criança, incentivada pelo seu pai.

O BOOM da Rosalía começou com o seu segundo disco “El mal querer” que para mim é uma obra prima do começo ao fim e ela ganhou 2 prêmios Grammy Latinos por “Malamente” e cinco pelo seu segundo álbum “El mal querer”, que fizeram dela a artista espanhola com mais prêmios dados pela Academia Latina de Artes y Ciencias de la Grabación por um único trabalho.

Além disso, ganhou 2 MTV Video Music Awards.3​4​ e, neste ano, recebeu o Premio Grammy como melhor álbum latino de rock, urbano o alternativo em Los Ángeles, sendo a primeira pessoa da história a estar nomeada al Grammy Melhor Artista Revelação com um primeiro álbum em espanhol.

O disco El mal querer é baseado em um livro do século XIII chamado Flamenca, de autor desconhecido. Cada faixa do disco tem um nome e é acompanha do capítulo que faz referência.

“El mal querer” começou como um TCC  para a Rosalía se formar e acredito que justamente por isso tem um conceito tão elaborado por trás.

Nesse livro, a personagem vive um casamento abusivo e tóxico. No disco, cada faixa representa um capítulo do livro e você entende melhor quando vê o belíssimo trabalho que Rosalía fez nos seus clipes do disco El mal querer.

Não deixe de seguir essa brilhante artista que com certeza ainda vai trazer muita coisa boa pra gente.