Aprender um idioma exige paciência, dedicação e motivação. É a mesma coisa quando se aprende um instrumento ou um esporte: você tem que se dedicar ao processo.

Mas, muitas vezes, mesmo se dedicando, você não vê melhora ou não sente que está evoluindo, isso pode acontecer se você estiver escolhendo os métodos errados. Pode ser também que você esteja trabalhando somente as mesmas habilidades.

Algumas habilidades de linguagem, como a escrita, são mais fáceis de aprender ou melhorar. A escrita é uma habilidade fácil de ser aperfeiçoada, pois não requer uma reação instantânea, ou seja, na escrita, você tem mais tempo para pensar sobre o que vai escrever. Por outro lado, a escuta já é uma habilidade mais difícil de se desenvolver, uma vez que exitem sotaques diferentes, palavras abreviadas, gírias, falas rápidas… É por isso que há uma diferença entre escuchar (escutar) y oír (ouvir), certo?

Diante disso, seguem 5 métodos para você melhorar a sua compreensão do espanhol:

FAÇA EXERCÍCIOS ONLINE COM ÁUDIO

Exemplos de sites com exercícios de áudio:  BBC Spanish e Annenburg LearnerPractica Español.

ESCUTAR MÚSICA

Quando escutamos uma música, costumamos ficar com ela na cabeça e repetir alguns trechos. Essa repetição é essencial para a aprendizagem de um idioma. Ouvir uma música te ajudará a manter o foco, a fim de compreender a letra. Pode ser que você não entenda cada palavra, dependendo do seu nível, mas certamente irá melhorar a sua compreensão. Além disso, você aperfeiçoará o seu vocabulário de espanhol.

Recomendações de música: Bajofondo, Diego el Cigala, Jorge Drexler, Buena Vista Social Club, Manu Chao, Lhasa de Sela, Chavela Vargas, Rita Indiana, Bebe e Julieta Venegas.

ASSISTIR A FILMES

Os filmes e vídeos de curta duração são ótimos instrumentos para você ter contato com a diversidade de sotaques. Procure assistir filmes da Espanha, Argentina, Chile, México entre outros, para você conhecer e aprender a diferenciar os sotaques.
Recomendações de filmes: El secreto de sus ojos, El laberinto del fauno, Diario de motocicleta, Mujeres al borde de un Ataque de nervios, Machuca, La historia oficial, Frida.

PARTICIPAR DE UM GRUPO NO MEETUP

Conversar com as pessoas é uma ótima maneira de praticar ativamente sua fala e escuta. A escuta ativa é quando você ouve com atenção e responde quase instantaneamente as perguntas. Lembre-se de sempre pedir para as pessoas repetirem quando você não entender alguma coisa.

VIAJAR

E por fim, o melhor método para aperfeiçoar um idioma: viajar. Em uma viagem, você usa todas as suas habilidades de linguagem ao mesmo tempo.