Como se sair bem na Prova Oral DELE C1

Picture of Escrito por Flávia Leite
Escrito por Flávia Leite

14 de janeiro de 2021

Por Flávia Leite (Instagram @flavialeiteespanhol)

Neste artigo descubra algumas como fazer as tarefas para prova oral DELE C1. 

Para saber mais sobreo o DELE acesse:  prova do DELE.

Tudo o que eu escrever nesse artigo vem da minha experiência como examinadora do DELE. Eu fui da banca do DELE no Instituto Cervantes por 4 anos então eu sei exatamente o que se espera de um candidato C1. 

E ah, em 10 anos, tenho 100% de aprovação no DELE com meus alunos particulares, então pode confiar!

Divisão das provas

A prova do DELE é divida em 4 partes:

Comprensión Lectora

Comprensión auditiva

Expresión Escrita 

Expresión Oral

Hoje eu vou focar na prova de expressão oral porque as outras dicas eu já dei no vídeo que está aqui na descrição. 

1º Identificar seu nível

Primeira e mais importante informação que você deve saber é se você deve tentar o nível C1 ou não.

Para identificar seu nível eu já fiz um vídeo que explica direitinho como fazer e está na descrição do vídeo : “como ensaiar para a prova do DELE”

Como ensaiar para a prova oral do DELE C1?

A primeira tarefa do DELE C1 é fazer para o examinador um resumo oral de um texto que você se preparou previamente. 

Se você ainda não sabe, quando chegar próximo da sua hora de fazer a prova, vão te levar para uma salinha de preparação e você vai ter 30 min para se preparar para essa tarefa. Nesse momento, vão te passar duas opções de textos e você vai escolher um para apresentar para o examinador. Mas como é essa apresentação? Como devo estruturar essa apresentação? Que tarea mais esquisita!

É esquisita mesmo. Mas preciso conversar com vocês sobre o que se espera do candidato.

No momento da apresentação, se espera que o candidato consiga demonstrar que entendeu o texto. Como eu preparo os meus alunos?

Eu crio um modelo eficaz de apresentação do texto que vou compartilhar com vocês aqui. Na salinha de preparação você pode fazer anotações numa folha de rascunho e essa folha vai com você pra sala de avaliação.

Essa folhinha é essencial para você manter a sua linha de raciocínio, então vamos usá-la da melhor maneira possível. 

Passo número 1:

  • Ler o texto todo, antes de fazer qualquer anotação. Isso porque nem todos os autores de textos escrevem de maneira lógica.  Pode ser que você comece a tomar notas de tudo que está no começo do texto e a essência mesmo, aquilo que o autor queria dizer, aparece só no final. Olha que perda de tempo tudo que você copiou antes. Então leia o texto de forma atenta de modo que no final dele, você consiga escrever um mini-resumo da ideia central do autor.
  • Passo número 2: Mini-resumo.Vocês precisam saber que ser examinador do DELE é uma coisa chata pra caramba. Entediante. Imagina escutar vários candidatos fazendo MONÓLOGOS por horas e horas.. se na sua apresentação você conseguir mostrar coerência, linha de raciocínio e não se perder em muitos ehhhhhh, você vai ganhar muita simpatia de quem está te escutando. O mini-resumo serve para isso. Para você mostrar para o seu examinador: olha, eu li e entendi, viu? Não se preocupe. Um aluno que não se preparou muito bem pode acabar fazendo o mini-resumo e só. Isso não é bom!!!! Porque se ele vai falar só 5 segundinhos, vai obrigar o examinador a começar a fazer perguntas sobre o texto e isso não é o ideal. A parte de perguntas é a parte 2 dessa tarefa. 
  • Passo número 3: Apresentação das ideias principais, enumeradas e linkadas por conectores. Agora sim você vai começar a falar parte por parte do que o texto diz. Você pode começar assim: O autor começa dizendo…… em seguida mostra…. e por último diz….

    outras possibilidades:

    Em primeiro lugar, em segundo, para terminar. 

    Você notou que em nenhum momento aqui eu falei a minha opinião ou o que eu acho do texto?

    Porque isso? Como a tarefa 1 é uma tarefa que você se prepara antes, se espera que você erre menos. A segunda tarefa, que é a conversação sobre esse texto, se espera que o candidato erre um pouco mais, mas não muito porque afinal de contas ele já tem bastante vocabulário que trouxe com o texto e a última se espera que o candidato erre mais que todas porque é a tarefa surpresa.

    Então acompanha meu raciocínio, para que você vai começar a viajar na maionese e falar tudo o que você acha sobre a opinião do autor e correr o risco que fazer armadilhas para você mesmo? Não faz sentido. Para a tarefa 1 simplesmente se mantenha no texto, conte o que o autor diz, e você não correrá o risco de entrar por um assunto que você não tem certeza do vocabulário, ok?

    Voltando: leia o texto com atenção, faça um mini-resumo, anote às ideias centrais, apresente esses ideias de forma lógica, encadeada por conectores.

    Folha de Rascunho – el famoso Borrador

     

    Vamos voltar a falar da sua folha de rascunho. Professora, eu posso ler o que eu escrevi?

    Pode. Mas você não pode fazer a apresentação lendo

    Você pode consultar a sua folha, voltar o seu olhar para o examinador, falar tudo o que você escreveu, seja em forma de tópicos, seja em forma de texto, mas olho no olho do examinador. Depois que acabar o que tinha pra dizer, olhar de novo para a folha de rascunho, lembrar o que queria continuar dizendo e assim sucessivamente. 

    Ok? Outra coisa. Você pode se autocorrigir e também pode admitir que está nervoso. Não tem problema nenhum. Certo?

    Vamos para a tarefa 2.

    Tarefa 2 DELE C1

    A tarefa 2 é parte da tarefa 1. Quando você encerrar a sua apresentação do monólogo o examinador vai te fazer algumas perguntas. 2 ou 3 sobre o tema.

    Que tipo de pergunta pode aparecer?

    Se você não comentar sobre algum ponto específico do texto, ele pode trazer esse ponto a tona. Também ele pode simplesmente perguntar se você está de acordo com a posição do autor. Ou se tem algum ponto do texto que você discorda. E nesse momento sim, você está livre para discorrer sobre o assunto.

    Vou comentar aqui uma coisa que eu tinha esquecido mas que é suuuuper importante. Pessoal, os examinadores não “querem saber a sua opinião” sobre nada. Eles querem material linguístico para avaliar. Eles querem que você fale por um tempo suficiente para poder preencher a tabela das suas notas. Então vamos supor que o seu texto falasse de energia nuclear de fusão. E você não faz a menor ideia de qual é a sua opinião sobre esse tema. O que você faz? Fica gaguejando e pensando ehhh ehhh ehhhh? Não! Você vai admitir em espanhol que você não sabe nada sobre esse tema, que física era uma matéria na escola que você sempre tirava notas ruins.. e que uma vez seu professor… blablablabla….

    Assim você fornece o que eles querem: palavras! frases! verbos conjugados! E assim vão poder te avaliar adequadamente. Não tem resposta certa. Na prova oral inteira. Tem maneira certa de se expressar em espanhol. Qualquer fala é ato linguístico válido. Conseguir falar que está nervoso mas que vai tentar responder, só essa frase, já é a língua sendo utilizada. Então não tenha medo de assuntos técnicos. Às vezes podem ser até técnicos demais pra você. Tudo bem, respira fundo, admite que não sabe desse tema, mas não fica calado. Sai pelas beiradas, fala ao redor do tema, e assim você vai ter cumprido a sua parte, ok?

    Por último,vamos falar da tarefa 3.

    Tarefa 3 DELE C1

    Nessa tarefa o aluno tem que chegar a um acordo com o examinador. Ele vai receber uma situação hipotética na qual eles tem que escolher uma opção e chegar num acordo, seguindo uma série de critérios pré-estabelecidos. É difícil de explicar. Vou dar um exemplo:

    Você e seu companheiro de trabalho tem que escolher a foto da revista do aniversário da empresa.  (seu companheiro de trabalho é o examinador) A empresa coloca uma série de critérios, por exemplo:

    A foto tem que mostrar sustentabilidade

    A foto tem que mostrar a grandiosidade das instalações

    A foto tem que ser esteticamente bonita.

    E vão aparecer algumas opções. NENHUMA vai ser boa, perfeita e atender aos três critérios. E essa que é a graça. O que se espera do candidato então? Que ele consiga mostrar ventajas y desventajas das opções. Escolher uma, negociar com o examinador a escolha, argumentar, estar aberto aos argumentos do examinador.

    Não existe vencedor. Você não precisa ganhar na argumentação (afinal o examinador tem na mão uma lista pronta de vantagens e desvantagens e você só tápensando nisso agora!)

    Uma coisa importante para treinar para essa tarefa são expressões de:

    • dar opinião
    • discordar da opinião do outro
    • interromper o outro quando está falando
    • concordar com a opinião do outro.

      Treine a sua conversação

      Conselhos: treine antes de fazer a prova!!!

      Isso vai aumentar sua confiança e a falar de forma que sua comunicação seja fluida, sem entraves, sem grandes pausas.

      Para isso, busque algum falante nativo para praticar, algum amigo que tenha o nível parecido com o seu e, caso você não conheça ninguém, se grave falando e se escute. Veja se cumpriu os passos que eu acabei de ensinar.

      Você também pode praticar com um professor de espanhol, mesmo que ele não tenha experiência com a prova do DELE, com certeza ele vai te ajudar muito na parte de pronúncia, gramática e conectores que são tão importantes, principalmente num nível tão avançado como esse.

      Selecione textos do Elpaís, por exemplo, se prepare em 20 mins e faça uma exposição oral dele. 

      Se você não conhece pessoalmente nenhum nativo, hoje em dia na internet há muitas opções online de troca de aprendizado. Você conversa em português um tempo com a pessoa nativa de espanhol e ela conversa um tempo com você em espanhol. É bem legal e vejo que os alunos adolescentes estão mais abertos a essa possibilidade.

      Abre a sua mente para tentar isso também! Em cada unidade haverá uma sugestão para cada tarefa da prova oral. Se você não tiver um professor para te avaliar, faça sozinho mesmo.

      Se sente em um lugar tranquilo, utilize o tempo de preparação do monólogo certinho. Se forem 20min, se prepare 20 min.

      Coloque o celular para gravar e se simule fazendo esse monólogo. Mas depois de um tempo, vai melhorando. Não interrompa a gravação só porque você errou. Continue. Na hora da prova não vai ser possível fazer uma pausa. Você tem que se virar.

      Imagina que sozinho diante da câmera já é difícil fazer um monólogo, imagina diante de um desconhecido que além de tudo está te avaliando?

      Faça isso muitas vezes eu tenho certeza que no dia da prova você estará mais confiante.

Ganhe vocabulário

Para o DELE C1 é essencial que você ganhe vocabulário técnico.. específico.. de diferentes áreas: mudanças climáticas, machismo, uso de agrotóxico, globalização, vegetarianismo, redes sociais, sobrepeso, pandemia, etc. 

Qualquer um desses temas do mundo atual podem ser temas da sua prova oral ou escrita.

Para isso, deixe de lado um tempo as séries e filmes leves e se aprofunde nos temas de atualidade.

Sugiro para você a série de entrevistas que está na NETFLIX que se chama “Salvados”. Lá o entrevistador passa por muitas áreas do conhecimento entrevistando diferentes personalidades importantes do mundo atual.

Assista com legenda e anote todas as palavras novas e de preferência, após a entrevista, monte grupos de palavras por assunto: esportes, política, economia, violência etc. 

Outro ótimo recurso é o Spotify. Lá você encontra podcasts em espanhol que também estão divididos em diferentes temas.  Meu favorito é o “Ted en Español” 

E se você aprende melhor lendo, pode acompanhar as publicações do El pais nas redes sociais, onde eles colocam os melhores assuntos, ou mesmo acessar o jornal em espanhol.

Tudo isso vai te ajudar a sair do vocabulário simples e comum que se pratica em aulas de espanhol ou com amigos em uma viagem. 

Vai por mim, você vai precisar desse insumo extra de vocabulário.

QUE TAL DOMINAR

UM NOVO IDIOMA?

CLIQUE E COMECE SUA JORNADA!

ARTIGOS RELACIONADOS