Se no português a leitura é extremamente necessária para vocabulário, no espanhol também não é diferente.

Para quem está estudando espanhol, a leitura é um dos métodos mais eficazes para aumentar o vocabulário.

É interessante começar com livros de fácil compreensão, como literatura adaptada aos níveis do Marco Comum Europeu A1, A2 ou best-sellers.

Depois, o aluno pode  avançar para grandes obras literárias, onde a língua espanhola é mais rica e complexa.

Acompanhar as notícias da atualidade sobre política, tecnologia e negócios também é um ótima forma de ampliar o vocabulário.

Explore todos os gêneros possíveis, você não precisa ficar preso aos livros didáticos de espanhol, do tipo “Como Dizer Tudo em Espanhol”.

No momento da leitura, tenha sempre um dicionário por perto. Se você não entendeu uma expressão ou uma palavra, não deixe passar, pegue o dicionário e faça a tradução, mas não o faça tão repetidas vezes como para ficar cansativa a leitura.

Uma indicação frequente dos professores é anotar essas expressões e palavras aprendidas em um caderno.

Além de facilitar a fixação, o caderno de anotações poderá ser usado depois como material de estudo.

Estratégias para praticar a compreensão no espanhol

Aprender um idioma exige paciência, dedicação e motivação. É a mesma coisa quando se aprende um instrumento ou um esporte: você tem que se dedicar ao processo.

Mas, muitas vezes, mesmo se dedicando, você não vê melhora ou não sente que está evoluindo, isso pode acontecer se você estiver escolhendo os métodos errados. Pode ser também que você esteja trabalhando somente as mesmas habilidades.

Algumas habilidades de linguagem, como a escrita, são mais fáceis de aprender ou melhorar. A escrita é uma habilidade fácil de ser aperfeiçoada, pois não requer uma reação instantânea, ou seja, na escrita, você tem mais tempo para pensar sobre o que vai escrever.

Por outro lado, a escuta já é uma habilidade mais difícil de se desenvolver, uma vez que exitem sotaques diferentes, palavras abreviadas, gírias, falas rápidas…

É por isso que há uma diferença entre escuchar (escutar) y oír (ouvir), certo?

Saiba como escrever em espanhol.

Diante disso, seguem 5 métodos para você melhorar a sua compreensão do espanhol:

Faça exercícios de espanhol online com áudio

Exemplos de sites com exercícios de áudio: bbc spanish e annenburg learnerpractica español.

Escute músicas em espanhol

Quando escutamos uma música, costumamos ficar com ela na cabeça e repetir alguns trechos. Essa repetição é essencial para a aprendizagem de um idioma.

Ouvir uma música em espanhol te ajudará a manter o foco, a fim de compreender a letra. Pode ser que você não entenda cada palavra, dependendo do seu nível, mas certamente irá melhorar a sua compreensão. Além disso, você aperfeiçoará o seu vocabulário de espanhol.

Recomendações de música: bajofondo, diego el cigala, jorge drexler, buena vista social club, manu chao, lhasa de sela, chavela vargas, rita indiana, bebe e julieta venegas.

Assistir a filmes

Os filmes e vídeos de curta duração são ótimos instrumentos para você ter contato com a diversidade de sotaques. Procure assistir filmes da espanha, argentina, chile, méxico entre outros, para você conhecer e aprender a diferenciar os sotaques.
Recomendações de filmes: el secreto de sus ojos, el laberinto del fauno, diario de motocicleta, mujeres al borde de un ataque de nervios, machuca, la historia oficial, frida.

Participar de um grupo no meetup

Conversar em espanhol com as pessoas é uma ótima maneira de praticar ativamente sua fala e escuta e treinar a pronúncia em espanhol. A escuta ativa é quando você ouve com atenção e responde quase instantaneamente as perguntas.

Lembre-se de sempre pedir para as pessoas repetirem quando você não entender alguma coisa.

Viajar

E por fim, o melhor método para aperfeiçoar um idioma: viajar. Em uma viagem, você usa todas as suas habilidades de linguagem ao mesmo tempo.

Estratégias para melhorar suas habilidades de leitura e compreensão

Um bom leitor sempre terá em mãos um dicionário, mas, às vezes, a procura por uma palavra a cada três minutos para entender o sentido do texto pode tornar a leitura cansativa.

Para alguns que não apreciam a leitura, essa prática pode ser desmotivante, uma vez que o uso excessivo do dicionário interrompe a ‘fluidez’ tão necessária.

Para o dicionário ficar um pouco de lado, mostraremos aqui algumas estratégias de leitura e  compreensão. Confira:

  • Resuma: leia só para entender a ideia geral do texto.
  • Escaneie: leia somente os detalhes específicos desejados.
  • Foco: determine o que você sabe sobre o assunto e o que você quer aprender com o texto.
  • Pule: se você não entender uma palavra ou parte, continue com a leitura. Quando acabar, retorne ao trecho não compreendido e tente descobrir o significado. Use o dicionário, se necessário.
  • Procure por títulos, subtítulos e palavras-chave.
  • Leia em voz alta: quando iniciam, as crianças fazem a leitura em voz alta. Você também pode praticar isso.
  • Timelines ou desenhos: organize o que você lê em um formato diferente.
  • Reescreva em uma sentença diferente.
  • Ilustre: esboce desenhos relacionados com o que você lê.
  • Faça perguntas: enquanto você lê, escreva perguntas sobre o texto.
  • Compartilhe: você pode contar sobre o que está lendo para um amigo, escrever um post, fazer um vídeo, entre outras inúmeras coisas. A ideia é compartilhar!
  • Conheça os afixos: ter conhecimento dos prefixos e sufixos ajuda muita na hora de interpretar as palavras.